top of page
  • Cria Propaganda

BIOINSUMOS: SAIBA O QUE SÃO

Conheça a solução que está tornando o sistema produtivo brasileiro mais sustentável.


Imagem: Freepick


Dizer que os biofertilizantes caíram de vez no gosto dos produtores brasileiros e, continuarão ganhando ainda mais espaço nas áreas de plantio espalhadas pelo Brasil, não é exagero. Um estudo feito pela CropLife Brasil e S&P Global, projeta que o mercado de biodefensivos em nosso país deve movimentar R$ 17 bilhões até 2030.

Embora seja apenas uma projeção, há números que dão sinais claros dessa tendência de crescimento. Conforme a amostra disponibilizada pelas duas entidades, ao considerar todas as regiões produtoras do nosso país e todos os tipos de cultivos, somente entre as safras de 2019/20 e 2021/22, a indústria de bioinsumos cresceu 219%. Com isso, já é possível ter uma noção de que eles estão trilhando um caminho de sucesso por aqui.

 

Mas afinal, o que são?


Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que realiza pesquisas relacionadas a insumos biológicos, eles são “produtos ou processos agroindustriais desenvolvidos a partir de enzimas, extratos (de plantas ou de microrganismos), microrganismos, macrorganismos (invertebrados), metabólitos secundários e feromônios, destinados ao controle biológico.”

Para estimular o uso de bioinsumos na produção agrícola brasileira, o Governo Federal lançou em maio de 2020, o decreto Nº 10.375, instituindo a criação do Programa Nacional de Bioinsumos, que é vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Incentivar o uso de biodefensivos é importante e necessário, pois eles possibilitam o controle de pragas e doenças que afetam, tanto a terra, quanto o crescimento da plantação. Dessa forma, as plantas se desenvolvem sem nenhum tipo de deficiência nutricional, já que há a preservação da biota do solo em níveis adequados, algo que também é indispensável para garantir mais fertilidade no seu campo.

 

E por que investir?


A adoção de bioinsumos proporciona aumento na sua produtividade e frutos com mais qualidade, reduzindo também todos os custos de produção. Investir nesses produtos criados à base de recursos naturais, é levar mais sustentabilidade para o seu campo, fazendo com que as suas técnicas de manejo do solo e o seu sistema de produção como um todo se torne um aliado nos cuidados com o meio ambiente.


Você ainda não produz de modo sustentável? Então, já passou da hora de evoluir nesse ponto. Aqui na Agro N, há uma grande variedade de biológicos disponíveis. Para saber qual é o mais indicado à sua cultura, é só conversar com a nossa equipe. Não perca mais tempo!

 

Comentarios


bottom of page