Com a aplicação desse tipo de composto no campo é possível manter a plantação livre de pragas e aumentar a produtividade
Imagem: Freepick
Você certamente já ouviu falar no uso de fertilizantes na lavoura. Mas já se perguntou quais são os nutrientes presentes neles e, como cada um atua para o desenvolvimento adequado das plantas? É isso que vamos abordar a seguir.
Fertilizantes e a produção
Fertilizantes são compostos aplicados no solo para repor os nutrientes que as plantas precisam para se desenvolverem corretamente. Além disso, atuam para manter a plantação mais protegida contra doenças e pragas. Eles também são conhecidos popularmente como adubos. Quanto a origem pode ser orgânica, mineral ou organomineral.
O Brasil, por ser autoridade na produção de grãos, é um grande consumidor de fertilizante. O país também produz esse composto, mas ainda em pequena escala. Segundo dados da Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA), o Brasil importou mais de 41 milhões de toneladas de fertilizantes em 2022. A produção nacional atingiu a marca de 7,45 milhões de toneladas.
Os nutrientes e suas funções
Mas quais nutrientes estão presentes nos fertilizantes e como cada um funciona na prática? Eles são divididos em macro e micronutrientes. Veja abaixo essa divisão detalhada.
1- Macronutrientes
São classificados dessa forma porque possuem uma demanda maior das plantas:
- Nitrogênio: fornece proteínas e atua na geração de flores e frutas;
- Fósforo: traz a energia necessária para o desenvolvimento de novas estruturas;
- Potássio: permite a troca de gases e ajuda a evitar pragas;
- Enxofre: atua na composição das células da planta;
- Cálcio: possibilita o envio de substâncias e o crescimento radicular;
- Magnésio: forma a clorofila e colabora com a fotossíntese.
2- Micronutrientes
São utilizados em menor quantidade. O fator determinante é a necessidade da planta. Veja quais são:
- Ferro: colabora com a fotossíntese, mas deve ser usado com cautela porque o solo brasileiro é ácido e possui grandes quantidades de ferro disponíveis;
- Manganês: ajuda no processo de fotossíntese;
- Zinco: favorece o processo de reprodução;
- Cobre: atua na formação de sementes e na criação de novas estruturas;
- Boro: auxilia na divisão celular;
- Cloro: facilita a fotossíntese e o controle da temperatura;
- Molibdênio: estimula a síntese proteica por meio dos aminoácidos.
A aplicação correta de fertilizantes traz mais segurança e aumenta a produtividade do cultivo. A recomendação é sempre procurar um profissional da área para entender melhor as demandas da lavoura e como utilizar esses compostos.
Caso precise, a nossa equipe está à sua disposição para fornecer e explicar mais sobre esses produtos. Fale com a gente!
-------
Fontes: Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos, Uol, FertiSystem e Canal Rural.
Comments