top of page
  • Cria Propaganda

VOCÊ SABE O QUE É MERCADO FUTURO DE COMMODITIES?

Atualizado: 14 de dez. de 2023

Entenda como funciona esse tipo de negociação realizada, tanto no Brasil quanto no exterior.

Imagem: Freepick


Você já ouviu falar em Mercado Futuro de Commodities? Aliás, sabe o que é commodities? Não se preocupe em responder essas duas perguntas. O assunto deste post é justamente esse e nós vamos te explicar de forma simplificada todos os detalhes para esclarecer essas e outras possíveis dúvidas.


COMEÇANDO PELO COMEÇO


Mercado futuro são negociações feitas no presente, mas com uma data futura para que haja a compra ou venda de um bem. Todo o processo é feito por meio de contrato. No documento é estipulado um dia para que ocorra a liquidação desse compromisso e quando o vencimento acontece, o vendedor transfere o ativo comercializado para o comprador.


Já commodities é todo tipo de mercadoria primária, ou seja, que não passou por nenhum processo de industrialização. São itens produzidos em uma grande escala para fornecer matéria-prima aos diferentes setores produtivos: milho, soja, café, algodão, carne, petróleo, minério de ferro, gás natural, madeira, entre outros.


A origem das commodities pode ser agrícola, pecuária, mineral e ambiental. Além disso, elas possuem grande participação na economia mundial. O Brasil é destaque neste cenário porque é um forte produtor de grãos.

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2021/22, a produção ultrapassou a marca de 272 milhões de toneladas. A estimativa para o ciclo 2022/23 é de que a produção de grãos em terras brasileiras chegue a 312,5 milhões de toneladas.


A negociação


Em síntese, mercado futuro de commodities é a negociação de contratos de compra e venda de commodities por um preço e quantidade predefinidos, independente da cotação do produto.


Mas onde essas negociações são realizadas? Na B3, uma bolsa de valores brasileira que fica em São Paulo (SP). Nela, há o chamado mercado futuro. E qualquer pessoa pode investir em commodities. Basta definir as suas estratégias de investimento e os seus objetivos.


Assim, embora o preço da mercadoria seja preestabelecido, pode haver variações até a liquidação do contrato firmado anteriormente. Essa diferença é o que gera ganhos ou perdas financeiras, que são de responsabilidade do investidor.


Em resumo esse é um mercado que atende tanto aos interesses dos produtores, quanto de investidores sem nenhuma relação com a agricultura ou com a pecuária. A principal recomendação para quem quiser lucrar com dessa modalidade de negócio é se preparar bem, conhecendo os ativos no qual se pretende investir, as ferramentas e também estudar cuidadosamente quais são as fontes de informação mais confiáveis.


Fontes: Infomoney, XP Educação, Uol e Conab.


bottom of page