Imagem: Shutterstock
Desenvolvido para suprir muitas necessidades produtivas no campo, o fertilizante é um componente que não pode ficar de fora do planejamento agrícola de produtores rurais, independentemente de sua produção ser pequena, média ou em larga escala.
No Brasil, o uso desse composto cresce a cada dia. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o país ocupa a 4ª colocação no ranking das nações que mais utilizam fertilizantes, sendo o responsável por 8% do consumo global. Os primeiros colocados da lista são China, Índia e Estados Unidos.
De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), em 2023, a entrega de fertilizantes no mercado brasileiro cresceu 11,6%, atingindo a marca de mais de 45,82 milhões de toneladas.
Afinal, o que são fertilizantes?
Explicando de uma forma simples, fertilizantes são substâncias individuais ou combinadas, utilizadas na lavoura para garantir que as plantas se desenvolvam sem deficiências nutricionais.
Como você provavelmente deve saber, conforme vai crescendo, a planta apresenta demandas de nutrição em cada estágio da sua evolução. Então, o fertilizante assume o papel de alimento das plantas, fornecendo nutrientes para assegurar um desenvolvimento adequado e, consequentemente, bons frutos.
Entenda a importância do uso de fertilizantes
Como citamos anteriormente, o uso de fertilizantes é fundamental para que o cultivo cresça dentro dos padrões esperados. E isso tem ligação direta com outro ponto de extrema importância para o homem do campo: a produtividade.
Portanto, utilizar esse composto na lavoura é essencial porque a sua ação tem como principal objetivo promover o equilíbrio dos nutrientes no solo, fazendo com que a plantação se mantenha saudável e tenha a capacidade de produzir mais.
3 motivos para usar fertilizantes no seu cultivo
Agora que você já sabe o que são fertilizantes e a sua importância para o bom desenvolvimento das plantas, chegou o momento de conferir abaixo, três motivos que explicam por que é vantajoso utilizar em seu cultivo. Veja abaixo:
Melhora da fertilidade do solo: a absorção de nutrientes específicos fornecidos pelos fertilizantes auxilia na recomposição daqueles que estavam em falta, o que deixa a terra ainda mais fértil;
Redução de custos: como dissemos acima, existem fertilizantes simples e também os compostos, portanto, dependendo do tipo escolhido, o produtor não tem a necessidade de investir em outros insumos para fazer correções nutricionais na lavoura;
Diminuição dos impactos ambientais: além de promover o crescimento adequado das plantas, o uso de fertilizantes também torna o solo mais resistente aos desgastes, que a longo prazo, podem contribuir com problemas ambientais como erosões em larga escala.
Quer saber mais sobre os fertilizantes e como eles podem te ajudar a produzir mais? Fale com a nossa equipe o quanto antes, aqui na Agro N você pode conseguir os melhores do mercado.
Comments