top of page
  • Cria Propaganda

A IMPORTÂNCIA DO MILHETO NO AGRONEGÓCIO

Atualizado: 7 de fev. de 2023


Devido a versatilidade do milheto, essa espécie pode ser utilizada adubação verde, cobertura verde e na alimentação de animais.


O milheto é uma espécie de bastante valor para o agronegócio, de origem africana. Essa gramínea, ideal para cultivo no período de veraneio, apresenta excelente rebrota após corte ou pastejo, e um ciclo que varia entre 130 e 140 dias.


É um cereal com valor proteico superior ao do milho e do sorgo, chegando a 15% de proteína bruta. Além de atender muito bem nas demandas como planta para cobertura de solo no plantio direto e adubação verde, o milheto oferece boa palatabilidade e digestibilidade de até 78%, sendo uma excelente opção para a alimentação de animais.


Segundo a Embrapa, no Brasil, é cultivado basicamente para produção de massa para cobertura do solo em sistema de plantio direto em todos os estados do centro-oeste e sudeste, principalmente, oeste de SP e sul do país. No Maranhão, Piauí, Pernambuco e oeste baiano também tem sido plantado e no RS é utilizado como pastejo direto.


Entre suas principais características agronômicas estão: baixa exigência hídrica; baixa exigência de fertilizantes e defensivos; alta capacidade de ciclagem de nutrientes; combate pragas (nematoides e ervas daninhas); possui crescimento rápido e elevada produção de biomassa.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre o milheto, pode ser a hora certa de introduzir a espécie nas suas atividades agrícolas. A Agro N é referência na comercialização de milheto em Goiás, por isso você pode contar com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas a respeito da planta.

Fonte: Embrapa - Canal Rural – Rural Pecuária

Comments


bottom of page