top of page
  • Cria Propaganda

Vantagens do cultivo de milheto foi tema de TCC do CEO da Agro N

Além da comparação com outras culturas, o trabalho teórico trouxe resultados embasados com experimento prático


Imagem: Freepick


Ricardo Naves, fundador e CEO da Agro N, apresentou em seu Trabalho de Conclusão de Curso uma pesquisa aprofundada sobre os benefícios do cultivo de milheto, gramínea forrageira que está conquistando mais espaço, dia após dia, nas lavouras do Brasil e também do mundo.  


A cultura chegou em solo brasileiro pelo Estado do Rio Grande do Sul e logo ganhou as demais regiões do país. Um dos estados em que o milheto mais avançou, segundo as informações coletadas e apresentadas por Ricardo, foi Goiás. Só no Sul de Goiás, por exemplo, a expansão das áreas de cultivo já atingiu a marca de 20 mil hectares.


Alguns dos fatores que explicam essa rápida expansão, como pontuado na produção acadêmica, é que o milheto é uma cultura com grande capacidade de adaptação a qualquer solo, baixa necessidade hídrica, proporciona ao produtor rural baixos custos de produção, possibilita a descompactação e a estruturação da terra, além de promover a ciclagem de nutrientes para as camadas mais superficiais da área de plantio.


“O milheto se mantém como um cultivo de grande importância para a estruturação e a estabilidade dos sistemas de plantio nas regiões tropicais brasileiras, principalmente por sua boa formação de palhada. A tendência da cultura é crescer cada vez mais para a região dos Cerrados por causa do desenvolvimento da atividade pecuária tanto de corte como de leite, para produção de grãos no uso de ração e, também em função da expansão do sistema de plantio direto, que utiliza a gramínea para a cobertura do solo”, pontuou o CEO da Agro N em seu trabalho.


Ao discorrer sobre o tema abordado em seu TCC, Ricardo também fez uma comparação entre a gramínea e outras culturas, como milho, soja e sorgo, destacando as diferenças entre os cultivos. Além disso, houve a realização de um experimento com temperatura entre 15ºC e 25ºC no qual foi possível verificar na prática como o milheto conseguiu se desenvolver com facilidade e as suas vantagens nutricionais.


“A planta é extremamente nutritiva e prevê um potencial de aumento do consumo, diante da sua inserção no rol de alimentos funcionais da Anvisa. Se você está convencido de começar a plantar milheto, tem que estar preparado para investir nessa área”, concluiu Ricardo em sua análise.

Comments


bottom of page